Por Fernando Daquino
O Windows 8 foi oficialmente revelado no início deste mês, durante a conferência D9. Em meio aos inúmeros rumores sobre a nova plataforma da Microsoft, caiu na rede mais uma versão em desenvolvimento desse sistema operacional. A build vazada da vez é a 7989.
A primeira versão que foi disseminada na web decepcionou pela falta de novidades. Clique aqui para conferir nossas primeiras impressões sobre o sistema em desenvolvimento. Em contrapartida, a segunda build apresentou mudanças que animaram os mais céticos e as novas funcionalidades do Windows 8 começaram a aparecer. Confira nossa análise clicando aqui.
A atual versão que circula pela internet não possui grandes mudanças visuais em relação a sua antecessora. Quem acompanhou as análises anteriores do Windows 8 MIlestone 1 e 3 feitas pelo Tecmundo perceberá poucas reformulações na interface da plataforma. Todavia, a equipe de desenvolvedores da Microsoft reservou algumas novidades para os entusiastas.
Visual sem grandes mudanças
No que concerne à aparência, pouca coisa mudou da build 7955 para a 7989. A interface do Windows 7 foi mantida como base para o desenvolvimento da nova plataforma. Como de praxe, ao iniciar o sistema é perceptível a mudança da tela de logon e do papel de parede.
Dessa vez, os desenvolvedores utilizaram uma imagem com aspectos tridimensionais em tons azulados para enfeitar a Área de trabalho. A frase, interpretada por muitos como irônica, que solicita que os usuários não “vazem” informações do trabalho da equipa da Microsoft, continua em exibição no centro do desktop, acompanhada do quadro que lembra um jogo de caça-palavras.
O que não é mais novidade
Assim como na versão vazada anteriormente, o ícone na área de notificação que oferece acesso facilitado às configurações da conta de usuário continua com as mesmas funções. Ao clicar sobre a imagem, você tem a sua disposição as opções de bloquear o PC, fazer logoff, trocar de Usuário, configurar as características da conta ativa e alterar a figura de exibição – inclusive com dois vídeos de curta duração.

Além disso, o gerenciador de tarefas avançado não apresentou novas funcionalidades. Ele oferece uma interface que permite uma interação mais simples com os processos em execução. O painel auxiliar, denominado “Performance Dashboard”, o qual monitora o desempenho do computador, manteve-se inalterado.
O Immersive Browser, uma prévia do Internet Explorer 10, é outro recurso que não teve mudanças. O navegador que prioriza o conteúdo possui uma interface mais limpa, apresentando apenas botões para avançar e retroceder, atualizar a página e a barra de endereços. Com isso, os internautas têm uma experiência mais imersiva ao navegar pela web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário