Ganhe dinheiro

sábado, 9 de abril de 2011

6 programas para conhecer o universo


LinuxMacWindows »


Para aqueles que buscam um pouco de distração, programas para explorar e conhecer o universo são sempre ótimas dicas. O espaço parece encantar muitos, talvez seja por ser algo desconhecido. Com isso, não é difícil que se passe horas a fio explorando planetas e, inclusive, a própria Terra em software voltados aos que possuem uma alma exploradora.
É para esses que o Downloads INFO reuniu uma série de programas, desde planetários, até o famoso Google Earth – que já deixou de ser voltado exclusivamente ao nosso planeta – e ainda uma opção de personalização de desktop para os usuários. Confira as nossas dicas!
Comecemos com um planetário virtual. O Stellarium permite ver o céu noturno de qualquer região do mundo em 3D. Com ele, basta clicar em uma estrela, planeta, galáxia ou nebulosa para ler uma lista de informações, que incluem magnitude e distância em relação à Terra.
Através do Stellarium, é só colocar as coordenadas do local onde você está para ver uma reprodução do céu naquele momento. Outro recurso é a possibilidade de conhecer as constelações de diferentes mitologias, como a egípcia e a tupi-guarani. O Stellarium roda em Windows, Mac e Linux. Baixe o Stellarium no Downloads INFO.

Um elemento muito interessante do universo é o buraco negro. O DSS BH é a sigla para Distort Stellar Sky by a Schwarzschild Black Hole, software que simula a visualização de buracos negros no espaço sideral. O programa tem um frame no qual se encontra, centralizado, o corpo celeste de Schwarzschild, que nada mais é o buraco negro demonstrado por este cientista segundo os princípios da teoria da relatividade.
O programa dá alguns dos atributos necessários para recriar o buraco negro na tela do PC: índice de radiação gama, força da gravidade em partículas estáticas e tamanho máximo. A instalação do software é um pouco complicada: é preciso baixar todos os arquivos necessários e criar uma pasta com o nome data, na qual devem ficar os dados de extensão .bin. Puxe o DSS BH do Downloads INFO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário