
São Paulo - Computadores e tablets com Windows 8 embarcado devem chegar às lojas de varejo até outubro, afirma o site de notícias financeiras Bloomberg.
Segundo o portal, que cita “fontes próximas à Microsoft” para sustentar a afirmação, o Windows 8 (atualmente em fase beta) estará maduro o suficiente para ser enviado aos integradores de hardware já em agosto.
Se este prazo for confirmado, a primeira leva de tablets e computadores (desktops e notebooks) com o novo sistema embarcado chegará ainda em outubro às lojas.
O prazo é considerado ideal para a Microsoft tirar proveito das vendas de final de ano, que se aquecem a partir de outubro.
Ainda segundo a Bloomberg, 40 fabricantes de computadores já confirmaram à Microsoft que poderão vender máquinas com Windows 8 até outubro. No mesmo mês, até cinco modelos de tablet devem ficar disponíveis para o consumidor.
Esta é a primeira versão do Windows que suporta arquitetura ARM, desenvolvida pela Intel para dispositivos móveis, como os tablets.
Na prática, isto permitirá rodar programas complexos (que antes só funcionavam em notebooks e desktops) também nos tablets.
A versão beta do Windows 8 está disponível para download desde fevereiro e, de acordo com a Microsoft, só no primeiro dia em que o sistema esteve disponível mais de um milhão de downloads foram feitos em todo o mundo.
O sucesso do novo sistema operacional é considerado crucial para a Microsoft, uma vez que a venda de PCs no mundo é declinante e o comércio de tablets ascendente.
Embora tenha quase o monopólio do segmento de sistemas operacionais para PCs, a Microsoft tem participação modesta entre os fornecedores de sistemas para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, setor dominado pela Apple (com o iOS) e pelo Google, com o Android.
Nenhum comentário:
Postar um comentário