Passageiros poderão se conectar à rede gratuitamente e terão acesso a um portal de entretenimento criado pela própria companhia aérea
Por Silvia Balieiro
A Gol fez nesta sexta-feira um voo inaugural do seuGol no Ar, um projeto de entretenimento que coloca conexão Wi-Fi dentro das aeronaves para todos os passageiros.
O serviço gratuito será lançado oficialmente na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, mas hoje foi realizado um vôo de “degustação”, numa viagem de ida e volta entre São Paulo e Porto Alegre.
O vôo 1244 saiu de Congonhas por volta das 10h30 com destino ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Assim que decolou, foi possível acessar a rede Wi-Fi. Mas que fique claro: não se trata de um acesso à internet, mas sim de um acesso à uma intranet da própria aérea. Não é possível, por exemplo, enviar um e-mail, tuitar ou acessar sites de notícias. Até fizemos uma tentativa de acessar outros sites. Em vão. Assim que um outro endereço era digitado, o browser já nos redirecionava para a intranet da Gol.

Ao ativar a rede sem fio, o usuário está se conectando a um servidor que fica dentro do avião e armazena conteúdos voltados ao entretenimento do passageiro. O conteúdo disponível no site é disponibilizado por ´diferentes veículos de comunicação como Sistema Globo de Rádio, Globo News, Canal Brasil e SporTV.
Num primeiro momento o serviço estará disponível somente para notebooks e netbooks ou tablets e smartphones da Apple. Smartphones e tablets com sistema operacional diferente do iOS, da Apple, terão de esperar mais um pouco. Fizemos o nosso teste usando um iPhone, um iPad e um notebook com sistema operacional Windows.
O acesso foi bem rápido durante toda a navegação. Conseguimos assistir a vídeos, ouvir podcasts e ler reportagens. No computador, ainda foi possível fazer palavras cruzadas e até jogar tetris (os jogos rodam em flash e por isso não estão disponíveis para iPod, iPhone e iPad). Mas sentimos falta de notícias do dia mais atualizadas.
A atualização das notícias é feita toda vez que a aeronave está em terra, nos intervalos entre os voos. A atualização das notícias é feita toda vez que a aeronave está em terra, nos intervalos entre os voos. Tudo é automático. Há um servidor na Amazon, que é alimentado com notícias e conteúdo de todos os parceiros da companhia aérea.
Para fazer a conexão entre os aviões e a internet, foi fechado um acordo com a empresa de rede sem fio Vex. Assim que o avião chega ao portão de embarque/desembarque, é iniciada uma conexão entre o servidor a bordo e a rede da Vex para fazer a atualização das informações. Neste primeiro momento o conteúdo serão atualizado três vezes por dia. Mas a frequencia poderá mudar de acordo com a demanda dos usuários.
Hoje 35 aeronave têm o serviço disponível. Todas estão identificadas com um adesivo Gol no ar. Até o final do ano a Gol pretende aumentar para 54 aeronaves, o que deve totalizar 400 voos diários. As atualizações dos servidores poderão ser feitas em nove aeroportos diferentes.
A Gol não revela o investimento feito na tecnologia, mas diz que foi um investimento pequeno. Apesar de não ter estreado oficialmente, já estão previstas algumas evoluções do serviço, que permitirão o acesso em um maior número de dispositivos, como celulares e tablets com sistema operacional Android, do Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário