Ganhe dinheiro

quarta-feira, 20 de julho de 2011

VPC-F215FB tem configuração forte e 3D

Grandalhão da Sony capricha no processador Core i7


nossa avaliação

PRÓS Ótima configuração, com chip Core i7 Sandy Bridge; gravador de Blu-ray e exibição de conteúdo 3D (ativo)
CONTRAS Corpo grandalhão; óculos 3D pesados; software de reprodução de Blu-ray lento; chegou a travar no teste
CONCLUSÃO Preço muito elevado; placa de vídeo poderia ter melhor desempenho
O que não falta neste notebook Vaio são recursos de ponta. Tela de 16 polegadas, processador Core i7 de última geração (Sandy Bridge), leitor e gravador de Blu-ray e duas portas USB 3.0 são alguns. Tudo isso, mais uma boa placa de vídeo dedicada, fez com que ficasse entre os três primeiros colocados em todos os medidores de desempenho adotados pelo INFOlab. As marcas mais altas foram obtidas no teste Geekbench (9 230 pontos), na execução de cálculos complexos, e no PCMark Vantage (7 372 pontos), que reproduz tarefas cotidianas. Ele rodou sem apertos vídeos em 3D para serem assistidos com óculos ativos. a experiência visual com filmes em Blu-ray 3D é boa, mas os óculos são mais pesados (76 gramas) do que os que acompanham as TVs. A conversão de 2D para 3D funciona com discos Blu-ray e DVD e alguns formatos de vídeo. Nos testes com o software Nvidia 3D Vision, converteu DivX, XviD, MPEG-4 e WMV e não carregou legendas no formato .srt. Em 1.080p, o efeito tridimensional foi discreto na maioria dos arquivos. Mesmo assim, cenas muito movimentadas causam incômodo visual.

O processador Core i7 2630QM com arquitetura Sandy Bridge e 2,00 GHz garante força de sobra para esse notebook. Somado aos 6 GB de memória RAM DDR3 de 1333 MHz, a CPU garantiu o primeiro lugar entre os notebooks 3D que já passaram pelo INFOlab, cravando 7.372 pontos no PCMark Vantage, 1.907 pontos no PCMark 7 e 9.230 no Geekbench. A conversão de um arquivo WMV de 81 MB (320 por 240 pixels) foi concluída em 16 segundos.
PCMark Vantage (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Vaio VPC-F215FB
7.372

LG A510
6.531

Positivo Premuim 3D
5.170


Conversão de WMV para MP4 (em segundos)
Arquivo de 81 MB em 320 x 240 pixels
Barras menores indicam melhor desempenho geral

Vaio VPC-F215FB
16

LG A510
23

Positivo Premuim 3D
60


O hardware de alto desempenho faz do VPC-F215FB um substituto de desktop de alto padrão. Além de executar praticamente qualquer tarefa, com aplicativos de escritório, programas gráficos mais pesados e editores de vídeo, o grandão não deixou de lado o multimídia, afinal, seu principal trunfo é o 3D de tecnologia ativa.

Controlado pelo software 3D Vision, da Nvidia, ele é capaz de converter arquivos DivX, XviD, MPEG-4, WMV e tp do 2D para o 3D. O efeito em 1080p (com a tela LCD Full HD de 16 polegadas) foi bem discreto. Cenas muito movimentadas, com vários planos e elementos na tela podem causar confusão. O desconforto se repete em arquivos com baixa resolução, pois a exibição no modo tela cheia é obrigatória. 

Além de não suportar arquivos MKV, MOV e RMVB, o 3D Vision não é capaz de executar legendas .srt. Nesse ponto, o LG A510 sai na frente, com um suporte a mais formatos e execução de legendas. Outro ponto a se observar é a tecnologia ativa, que requer um par de óculos com bateria, mais pesado e desconfortável. Por outro lado, o resultado é superior à tecnologia passiva do concorrente da LG. O efeito de profundidade, que pode ser ajustado, aliado à possibilidade de movimentar a cabeça sem perder o “ponto” ideal fazem com que o 3D Vision seja matador nos games. A execução de discos em Blu-ray apresentou qualidade semelhante, mas sem o incômodo em cenas muito agitadas.
A controladora de vídeo, no entanto, pode chatear os mais exigentes. A GeForce GT 540M, com 1 GB de memória dedicada, atingiu 635 pontos no 3DMark 11 e 4.298 pontos no 3DMark 06. Os dois resultados estão abaixo do concorrente da LG, que traz uma GeForce GT 425M.

3DMark06 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

LG A510
6.730

Positivo Premuim 3D
6.171

Vaio VPC-F215FB
4.298


Construído em plástico preto brilhante, o grandalhão tem uma aparência elegante. Se o objetivo dele é morar em uma mesa, o usuário não terá nenhum problema. Os mais de 3 kg podem tornar o transporte não muito confortável. A duração de bateria é outro problema comum da categoria. O VPC-F215FB resistiu por 1 hora e 19 minutos nos testes do INFOlab.

O teclado é confortável, possui bom espaçamento e o tamanho das teclas é satisfatório. Setas direcionais têm tamanho reduzido, mas ficam separadas do teclado facilitando a identificação. As teclas Ctrl, Shift esquerdo e Fn são menores que o habitual, mas nada que prejudique a adaptação. Uma leve inclinação proporciona um conforto adicional em longas horas de digitação.

O touchpad possui forte sensibilidade e boa precisão. Assim como em outros modelos da linha, ele está deslocado para a esquerda. Uma textura de pequenas bolinhas dá uma sensação interessante durante o uso. Há um único botão para ambos os cliques. 

Atalhos Fn são padrão (volume, brilho etc). Algumas teclas são acessíveis por Alt Gr (/ e ?). Há 4 teclas multimídia sensíveis ao toque (Play/Pause, Stop, Avançar e Retroceder). Há ainda 3 botões físicos, Assist (Abre o VAIO Care), 3D (converte conteúdo em 3D, porém software precisa ser compatível) e VAIO (abre VAIO Media Galery).

Para se conectar a outros dispositivos o notebook traz saída HDMI, D-Sub (VGA), Mini FireWire S400, 2 USB 3.0, 1 USB 2.0, Bluetooth 3.0, Gigabit Ethernet, conectores P2 para fones e microfone e leitor de cartões MagicGate/SD/HG Duo/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário