Ganhe dinheiro

sábado, 9 de julho de 2011

Veja como organizar músicas no PC

Use o Windows Media Player ou o MediaMonkey para organizar sua coleção
Mauricio Coelho, para o iG Tecnologia


No fim dos anos 90, a revolução causada no compartilhamento de músicas pelo Napster trouxe diversos benefícios aos usuários. Mas ela trouxe também alguns novos problemas. Entre eles está a dificuldade para organizar as músicas guardada no HD e achar uma canção específica.
A primeira dica é a de estruturar as pastas de música na forma de "Artista / Nome do álbum / nome da música". Mas essa medida não cobre casos de músicas repetidas com diferentes taxas de bitrate(qualidade) e extensões (MP3, WAV, WMA e outras). Ela também não resolve casos como tags com informações erradas nos arquivos de música (ex.:  Eminem, emenem, Mnem e outros).
Para resolver esses e outros problemas, o iG preparou dicas de como organizar suas músicas. Elas são usadas com os programas Windows  Media Player e MediaMonkey (versão grátis). Confira.


1 - Windows Media Player 11
É a forma mais simples de organização, já que o Windows Media Player é incluído no sistema Windows.
Inserir músicas na biblioteca
1. Abra o Windows Media Player;
2. Selecione o menu “Biblioteca”;
3. Clique em “Adicionar à Biblioteca”;
4. Clique em “Opções Avançadas”;
Reprodução
5. Clique em “Adicionar” e aponte o local (ou locais) onde se encontram os arquivos de música. A partir deste momento o Windows Media Player monitorará constantemente novos arquivos adicionados à pasta;
6. Marque a caixa de seleção “Adicionar valores de nivelamento de volume para todos os arquivos”. Isto fará com que todas as músicas adicionadas à biblioteca tenham o volume parecido. Assim, evita-se sustos quando se passa de uma música para outra. Esta opção faz com que o processo de procura seja bem mais demorado, mas vale a pena esperar.
7. Clique em OK e aguarde o término da procura.
Verificar informações de cada música
No momento em que as músicas são adicionadas à biblioteca, o Windows Media Player cataloga as faixas por artista, álbum, música, ano e gênero. Estas informações são buscadas na internet por meio da tag ID3 e do nome do arquivo de cada música. Caso alguma música apareça na lista com alguma informação errada faça o seguinte:
1. Em sua biblioteca, clique com o botão direito do mouse na música que contém a informação errada;
2. Clique em “Localizar Informações sobre o Álbum”;
Reprodução
3. Na lista que aparecer no canto direito, verifique a qual álbum pertence a música e clique em “Avançar”;
4. Clique em “Concluir”.
Criar listas de reprodução (playlists)
 
1. Selecione o menu “Biblioteca”;
2. Clique em “Criar lista de Reprodução” ou tecle CONTROL + N;
3. No canto direito insira o nome da lista de reprodução;
4. Arraste  as músicas desejadas. 
Remover músicas duplicadas
No quesito de músicas repetidas o Windows Media Player peca, pois a única solução é identificá-las e apagar uma cópia por meio de um clique no botão direito do mouse e outro em “Excluir”. 
Certifique-se que a opção de excluir o arquivo da música ao removê-la da biblioteca esteja marcada na aba “Biblioteca” do “Mais opções” do menu “Biblioteca”.
2 - MediaMonkey
O MediaMonkey é um ótimo tocador de músicas que reconhece diversos formatos de arquivo (MP3, OGG, WMA, AAC, WAV e outros). O programa facilita a criação de bibliotecas e o gerenciamento de músicas que estejam armazenadas em MP3 players, pen drives, HDs externos, celulares e até mesmo em iPods.
A interface é muito funcional, mas exige algum tempo até que o usuário se acostume com tantos botões e funcionalidades. Existem diversos recursos interessantes além dos abordados nessa matéria. Por isso explore bem o aplicativo e usufrua de todo seu potencial. Para começar baixe o MediaMonkey e instale o programa.
Inserir músicas à biblioteca
Depois do fim da instalação, o MediaMonkey pergunta em que pastas estão seus arquivos de mídia. Caso tenha prosseguido sem marcar todas pastas desejadas faça o seguinte:
1. Selecione “Arquivo” na barra de menu e clique em “Adicionar/Recarregar Faixas na Biblioteca” ou tecle INSERT;
2. Marque o local das pastas a serem adicionadas através das caixas de seleção, assim como quais formatos de arquivo de áudio destas pastas devem ser importados;
3. Clique em OK;
Reprodução
O MediaMonkey também cataloga automaticamente todas as músicas adicionadas à sua biblioteca.
Verificar informações de cada música
Caso apareçam músicas com informações erradas, faça o seguinte:
1. Clique na música com o botão direito do mouse e selecione “Auto-Tag a partir da internet” ou tecle CONTROL + L;
2. Verifique se as informações que aparecem correspondem a música e clique em “Salvar Tags”;
3. Se existir arte da capa do álbum, escolha se quer salvar a imagem embutida na tag ou num arquivo separado em JPG na pasta da música.  Clique em OK.
Criar listas de reprodução (playlists)
1. Selecione “Editar” na barra de menu;
2. Clique em “Nova Lista”;
3. Dê um nome a lista de reprodução e clique OK;
Reprodução
4. Arraste as músicas desejadas para a pasta com o nome da lista de reprodução criada localizada na árvore de diretório do canto esquerdo.
 
Remover músicas duplicadas
O MediaMonkey tem uma vantagem em relação ao Windows Media Player quando o assunto é eliminação de músicas duplicadas porque já identifica o que considera repetido.  Para usar o recurso do MediaMonkey que cuida disso faça o seguinte:
1. Expanda (+) a pasta “Arquivos a Editar” na árvore de diretório do canto esquerdo.
2. Clique em “Títulos duplicados”;
3. Verifique e selecione na lista as cópias indesejadas e tecle “Delete” para eliminá-las;
4. Um aviso aparecerá com a opção para apagar arquivo e nome na biblioteca ou somente o nome.  Escolha o que achar mais adequado e clique em “Sim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário