Ganhe dinheiro

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Foursquare atinge dez milhões de membros

Rede social de geolocalização foi criada no início de 2009
iG São Paulo


A rede social de geolocalização, Foursquare, alcançou a marca de dez milhões de usuários nesta segunda-feira (20/06). O Foursquare é famoso por conectar o GPS de dispositivos móveis à internet, permitindo que o usuário faça check-ins em estabelecimentos e compartilhe sua localização com amigos de outras redes. Vale ressaltar que o número divulgado é de usuários cadastrados, não de ativos.
O Foursquare foi criado por Dennis Crowley e Naveen Selvadurai em março de 2009, em Nova Iorque. Com o crescimento de smartphones e tablets desde então, a rede social se tornou popular e já passou a marca de 350 milhões de check-ins fora dos Estados Unidos. No final do ano passado, o serviço ultrapassou a marca de 1 milhão de check-ins em São Paulo.
Confira um passo-a-passo de como participar dessa rede social baseada em sua localização geográfica
Para usar qualquer rede social baseada em geolocalização como o Foursquare, o usuário pode se cadastrar por meio do site, mas precisa ter um smartphone para fazer check-in nos lugares e compartilhar mensagens com os amigos. Atualmente, existem aplicativos oficiais do Foursquare para iPhone, Blackberry, Palm ou Android. Se você tem outro smartphone, terá que acessar a versão do site do Foursquare para celulares.

O passo-a-passo abaixo foi criado a partir do aplicativo do Foursquare para iPhone, mas os aplicativos para outros modelos de smartphone funcionam de maneira similar.
1. Baixe o aplicativo
Acesse a loja virtual de aplicativos em seu smartphone, digite Foursquare na caixa de busca e clique em pesquisar. Clique no aplicativo e depois em “Instalar”.
2. Inicie o aplicativo
Após a instalação, clique no aplicativo do Foursquare. Na página inicial, clique em “Join Now”. É preciso cadastrar seus dados pessoais, como nome completo, e-mail e senha, para criar uma conta no Foursquare. Caso prefira, o usuário também pode fazer seu cadastro no site.
3. Faça login
Para fazer login, o usuário deve informar o número do celular ou e-mail cadastrado e a senha.
4. Importe amigos
Após o primeiro login, o usuário é direcionado para a página “Add friends”, por onde o aplicativo convida o usuário a adicionar amigos a partir de sua lista de contatos ou sincronizar o Foursquare com o Twitter e Facebook. O usuário precisa fazer login nessas redes sociais, para que o aplicativo importe os amigos.
Reprodução
5. Linha do tempo
Após importar os amigos, o usuário entra na página principal, similar a linha do tempo do Twitter. Por meio dela, o usuário acompanha os check-ins recentes de seus amigos ou pode ver os check-ins de quem está mais próximo de sua localização atual.
6. Check-in
O botão de check-in fica no canto superior direito da linha do tempo. Ao clicar nele, o usuário selecionar um local já existente ou criar um (a partir do link “Not in list?”, no final da lista de locais) na página “Places”. Para fazer o check-in, basta selecionar um local e clicar num botão verde, o “Check-in here”. Numa nova janela, o usuário pode escrever uma mensagem de até 140 caracteres e escolher se quer ou não compartilhar o check-in com os amigos.
Reprodução
7. Dicas
Na aba “Tips” que significa dicas, em português, o usuário encontra comentários de outros usuários sobre os lugares próximos a sua localização atual. O usuário pode se programar para experimentar as sugestões dos outros usuários ao importá-las para a lista “To Do”. É só clicar na dica e depois em “I want to do this”.
8. Perfil
A aba localizada no canto inferior direito exibe o nome do usuário e o direciona para seu perfil no Foursquare. A partir dele, o usuário checa seu histórico de check-ins, sua lista de amigos, visualiza um contador que mostra de quantos lugares é prefeito (mayor) e quantas medalhas já conseguiu (badges). Ao clicar em badges, o usuário pode visualizar todas as medalhas disponíveis, mas não há dicas de como conquistá-las.
Reprodução
9. Mayor
O prefeito é o usuário do Foursquare que fez mais check-ins num determinado local. Algumas empresas oferecem vantagens para os prefeitos, como descontos e brindes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário